Qual a origem da Black Friday?
Há alguns poucos anos o termo “Black Friday” surgiu no Brasil, com liquidações e descontos em lojas e comércios de todos os tipos.
Mas a grande maioria das pessoas não imaginam de onde vem e de onde surgiu esse terno.
Na realidade não há nenhum registro de quando a verdadeira Black Friday começou, mas existem muitas suposições sobre.
O primeiro deles é que nos Estados Unidos a Black Friday se tornou um dia bom para o comércio na 4ª sexta-feira do mês de novembro, um dia depois da Ação de Graças, onde é aberta a temporada de compras para o Natal e os preços despencam.
É dito que esse costume se originou em 1905, com o desfile com o Papai Noel em que a loja de departamento Macy’s fazia para atrair os clientes.
Já a origem do termo Black Friday (Sexta-feira Negra), foi por conta da crise na Bolsa de Valores americana o que não tem nada a ver com o comércio ou com a data.
Outra explicação seria em que os lojistas marcavam o lucro com tinta preta e o prejuízo em vermelho e nessa sexta-feira pós Ação de Graças, a caneta preta aumentava muito seu uso, indo às alturas (Como podem ver na nossa foto ilustrativa).
Em 1961 o termo Black Friday foi mudado para Big Friday, pois os policiais na Filadélfia apelidaram esse dia de Black Friday por conta do tráfego e poluição nas ruas. Por conta disso os lojistas acharam o termo Black Friday desestimulante para as compras e mudaram o nome para Big Friday. Só que anos depois o dia voltou a ter seu nome original.
E muito se engana quem pensa que a Black Friday sempre foi um dia popular. Sua popularidade foi chegar ao ápice na década de 90.
Hoje ela é conhecida mundialmente e muitos países “copiaram” esse costume, incluindo o Brasil.
Então aproveite a data e vá às compras, mas com cautela!!!